Home Topos MontejuntoComo chegar | Sectores

Montejunto

Luis Brandão - "Bruxa" - 6c

Um pouco de História

Consta que a falésia de Montejunto foi descoberta para a prática de escalada pelo Nifo (o famoso big wallista catalão, mais conhecido por Pep Massip, companheiro de cordada da Silvia Vidal) e pelo Paulo Gorjão, no final da década de 1980.
Ambos deixaram o nome em 2 das mais embelemáticas vias da falésia hoje conhecida por Montejunto Velho: IsaPaulo e NataNifo. Isa e Nata eram Isabel e Natacha as companheiras do Paulo e do Nifo, respectivamente. Como o amor é mais efémero que a rocha nenhum dos 2 manteve a relação até aos dias de hoje.
Na base da via Eucaliptus, encontramos uma data indicativa do primeiro periodo de equipamento: 9.9.1989, escrita na cola das tiges.
Quando Montejunto Velho passou a ser restringido, devido à nidificação de aves de rapina, foi aberto um outro sector, que se mantém aberto todo o ano (ao contrário do Velho que só pode ser frequentado entre Agosto e Janeiro).
Desde o seu inicio esta escola foi já alvo de várias ondas de equipamento e re-equipamento. Mesmo correndo o risco de deixar alguém esquecido, não queriamos deixar de homenagear os principais responsáveis pelo equipamento destas falésias: Paulo Gorjão, Pep Massip, Emílio, António e Luís Fernandes.

Topo


Como chegar

 

Montejunto Velho:

A partir de Lisboa, seguir pela A1 em direcção ao norte. Saír na saída 4, direcção Alenquer, Carregado. Após as portagens, tomar a EN1, na direcção de Alenquer. Alguns Km depois de Alenquer, quando o inconfundível perfil da Serra de Montejunto aparece já no horizonte, virar à esquerda, junto à fábrica Avimetal, seguindo as indicações Abrigada, Montejunto, Torres Vedras (foto abaixo).
Cruzamento para a Abrigada

Na povoação de Abrigada, sugerimos a pastelaria Cruzinha, logo à entrada, do lado direito ou a pastelaria/mercearia Abridoce, um pouco mais adiante, do lado esquerdo da rua, para um bolo e um café ou alguma compra de última hora. À saida da Abrigada vira-se à direita no primeiro cruzamento seguindo a indicação de Montejunto.

 


Cruzamento à saída da Abrigada
Seguir por uma estrada que se vai tornando estreita e sinuosa, passando por diversos aviários. Esta estrada vai ganhando altura, por vezes com um declive muito acentuado, até voltar a descer, acabando por desembocar na estrada que vem de Pragança. Subindo esta estrada, cerca de 200m após uma apertada curva à esquerda, encontramos a zona de estacionamento do lado direito da estrada.

A falésia vê-se já do lado esquerdo.

Montejunto Novo:

Seguir as indicações acima e continuar a subir a estrada. Passa-se uma larga curva à esquerda e, na bifurcação, toma-se a estrada da direita. Desce-se até encontrar uma zona da estrada que permite estacionamento de ambos os lados (do lado esquerdo de quem desce tem uma clareira de dificil acesso para carros normais). Há um carreiro que sobe do lado esquerdo da estrada, que leva até à base das vias.


Topo Sectores Sectores


gmes©2001-2005 | www.gmesintra.com | Webmaster: zm@gmesintra.com | E-mail: gmes@gmesintra.com